Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

07/06/2017

noticias

Por: Erika Cristina

Tumor Cerebral em Felinos

Neoplasias cerebrais acometem gatos com idade média de nove anos. Podem ser classificadas como extra ou intra axiais, que indica basicamente a localização do tumor.

Este tipo de câncer pode ser primeiro ou secundário, ou seja, quando é metástase de outro tumor em outra região do corpo do animal.

Os sinais clínicos surgem conforme vai ocorrendo compressão mecânica no tecido cerebral feita pelo tumor em crescimento. Também podem acontecer hemorragia e inflamação, causando inchaço e aumentando a pressão dentro do crânio do gatinho.

Muitos dos sintomas são confundidos com sinais de senilidade, por isso é importante ficar esperto. Dentre os possíveis sintomas, podemos citar a hipertensão, a bradicardia (que é quando o coração bate num ritmo mais reduzido), andar em círculos, cegueira, diminuição da coordenação e vocalização, desatenção, convulsão e dificuldade respiratória.

Sem tratamento, a tendência é aumentar cada vez mais a frequência das convulsões, com espaços cada vez menores entre uma e outra.

Tumor em felinos: diagnóstico e exames

Para o diagnóstico, é muito importante saber informar os sintomas corretos do animal, pois muitas vezes é possível realizar o diagnóstico inclusive da localização da neoplasia.

Os exames utilizados no diagnóstico são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Ambos exames têm custo elevado e necessitam de sedação para a sua realização.

A ultrassonografia e a radiografia de tórax podem ser bons exames complementares para localizar neoplasias primárias.

Sempre é necessário biópsia e exame histopatológico para a confirmação do tipo e, consequentemente, gravidade do tumor.

O tratamento definitivo seria a cirurgia, mas muitas vezes opta-se por fazer o tratamento clínico, ou seja, tratar os sintomas conforme forem aparecendo, a fim de amenizar o sofrimento do animal.

O tratamento clínico consiste em anticonvulsivantes, anti-inflamatórios e diuréticos para diminuir o inchaço cerebral.

O objetivo é proporcionar a qualidade de vida ao paciente pelo máximo de tempo possível.

 

Erika Cristina
Médica veterinária
CRMV-SP 38512

logo-instagram-32x32 Siga-nos no Instagram
http://www.instagram.com/meddog24horas
Divulgue isto

    Leia também:

    Próximo: