Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

05/06/2019

noticias

Por: Erika Cristina

TORÇÃO GÁSTRICA

Você sabia que pode ser perigoso incentivar o seu cão a brincar logo após se alimentar? Pode parecer algo inofensivo, mas principalmente os cães de grande porte podem acabar sofrendo de torção gástrica se ficam muito agitados após se alimentarem.

A torção gástrica é uma emergência veterinária, onde o estômago do cão (as vezes junto com o baço) realiza uma torção, interrompendo assim as duas passagens ali presentes (a que vem do esôfago e a que vai para o intestino. Dessa forma, o alimento ali presente no estômago começa a fermentar e este órgão vai cada vez enchendo mais de gases, sem que eles tenham para onde sair. Tal alteração passa a ser visível na silhueta do animal, causando então uma distensão abdominal muito dolorosa.

Um animal com torção gástrica sente muita dor, fica incomodado, chora, fica agitado e por vezes podemos até vê-los em posição de prece (o corpo deitado e o bumbum para cima).

Essa alteração é uma emergência pois além do estômago apresentar um aumento progressivo, pode-se comprometer a circulação do órgão, levando a necrose.

O diagnóstico é pelo exame clínico e exames de imagem como raio x e ultrassom. E o tratamento é cirúrgico.

Portanto, se o seu cãozinho acabou de comer, deixe ele ficar mais quietinho por pelo menos de 1 a 2 horas. Depois disso, os passeios e brincadeiras estão liberadas novamente.

Divulgue isto

    Leia também: