Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

04/12/2017

noticias

Por: Erika Cristina

Obstrução Uretral em Felinos

Diferentes dos cães, os felinos machos possuem um pênis bem pequenininho e, consequentemente, uma uretra bastante estreita também. Por esse motivo, é bem comum acontecerem obstruções uretrais nos felinos.

Essa obstrução pode ser total ou parcial, ou seja, no total o animal fica impossibilitado de urinar, enquanto que na parcial, ele consegue gotejar urina aos poucos, liberando pouca urina, mas sem conseguir esvaziar completamente a bexiga.

Muitas podem ser as causas de uma obstrução, principalmente presença de cristais ou cálculos na bexiga, que ficam presos na uretra causando a obstrução; uma inflamação da uretra causando um estreitamento ainda maior ou a presença de muco ou coágulos impedindo a passagem da urina. Muitas vezes pode estar relacionado com uma cistite, ou seja, infecção urinária.

Os sintomas que o animal apresenta são claros de serem percebidos, pois ele procura inúmeras vezes a caixinha de areia e fica muito tempo em posição de urinar sem que saia urina nenhuma. Pode ter dor associada, urina com presença de sangue e lambidas excessivas na região do pênis.

Obstrução: Diagnóstico

Para o diagnóstico alguns exames podem ser necessários como raio x, ultrassom e exame de urina.

O tratamento normalmente exige sedação e sondagem uretral. Por vezes requer internação até que o quadro se estabilize e em caso de reincidivas a remoção cirúrgica do pênis pode ser indicada (penectomia), permitindo um alargamento da uretra.

Fique sempre atento à urina do seu animal. Ao apresentar dor ou qualquer dos sintomas indicados, leve-o para o Veterinário imediatamente, pois um animal que não urina pode ter sérias complicações.

 

Erika Cristina
Médica veterinária
CRMV-SP 38512

logo-instagram-32x32 Siga-nos no Instagram
http://www.instagram.com/meddog24horas
Divulgue isto

    Leia também:

    Anterior: