Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

17/10/2018

noticias

Por: Erika Cristina

O que é Otohematoma

Otohematoma trata-se de uma hemorragia no interior da orelha, causada pela ruptura de algum caso ali presente, que normalmente ocorreu por trauma devido animal coçar bastante as orelhas.

Normalmente está associado a presença de otite, uma infecção no ouvido que causa coceira, fazendo com que o animal balance a cabeça pelo incomodo, esfregue a cabeça por todos os lugares e coce com as patas traseiras. Mas também pode ser causado por qualquer outro fator que cause coceira insistente na região dá orelha. Como uma alergia de pele severa ou presença de ectoparasitas como pulgas e carrapatos.

O diagnóstico é pelo exame físico mesmo, uma vez que é possível ver e sentir a orelha ficar bem cheia, com aspecto de uma almofadinha devido a presença de sangue livre acumulado lá dentro.

Quando não tratado rapidamente, este sangue pode se transformar em pus, agravando ainda mais o quadro do animal.

Otohematoma: Tratamento

O tratamento mais eficiente é cirúrgico para drenar todo líquido presente ali (independentemente de ser pus, líquido inflamatório ou sangue), além da indicação do tratamento da causa, seja ela a otite, a dermatite alérgica ou os ectoparasitas.

O uso de colar protetor é indicado para evitar que o animal continue se coçando sem que a ferida cirúrgica esteja totalmente cicatrizada.

Portanto, se perceber qualquer alteração no aspecto das orelhas, procure um médico veterinário para melhor avaliar seu animalzinho.

Divulgue isto

    Leia também: