Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

29/10/2018

noticias

Por: Erika Cristina

Meu pet comeu um brinquedo

Cães e gatos são muito brincalhões e alguns podem adquirir o hábito de brincam mordendo os objetos. Isso é normal, pois (principalmente quando filhotes) podem sentir incomodo nos dentes e coçam desta forma. Mas é preciso tomar cuidado, pois alguns brinquedos ou objetos podem quebrar ou soltar partes que podem ser ingeridas pelos peludinhos. Nós damos o nome de “corpo estranho” para esses objetos.

Embora animais de qualquer idade possam ingerir um corpo estranho, é mais comum em filhotes que tem uma tendência maior a mexer e destruir as coisas.

Corpo Estranho: Sintomas

Como desconfiar que meu bichinho comeu algum objeto? Os principais sintomas são: falta de apetite, vômitos (com sangue ou não), diarréia (com sangue ou não) ou até constipação. Dor abdominal também é comum, junto com apatia.

Flagrando a ingestão do corpo estranho ou observando os sintomas descritos a indicação é de leva-lo para um médico veterinário o quanto antes.

Diagnóstico

Para o diagnóstico, além do exame clínico, poderá ser necessário exames de imagem como Raio X e Ultrassom abdominal.

O tratamento é variável, podendo ser indicado internação para estabilização, observação e tratamento dos sintomas ou mesmo a cirurgia ou endoscopia para retirada do corpo estranho.

Ingestão de corpo estranho é coisa séria, portanto compre apenas brinquedos resistentes e não deixe nada que seu animal possa destruir jogado pela casa, como cabos, sapatos, controles e coisas que a gente nem consegue imaginar que eles são capazes de engolir.

Divulgue isto

    Leia também: