Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

03/09/2018

noticias

Por: Erika Cristina

A importância do Colostro

Devido a presença de uma placenta do tipo endotélio-corial, os anticorpos maternos não conseguem chegar até os bebês enquanto ainda estão no útero. Por esse motivo, o colostro é de extrema importância para o desenvolvimento do sistema imunológico deles, pois 75% dos anticorpos que protegerão os gatinhos nas próximas semanas e 100% dos anticorpos que protegerão os cãezinhos vêm daí.

O colostro é um leite especial, rico em anticorpos (imunoglobulinas) que são capazes de proteger os recém-nascidos por pelo menos 9 semanas de vida antes de darmos início as vacinação.

Podemos encontrar este tipo de leite nas mãezinhas apenas nas primeiras 8 horas após o parto. Por isso é muito importante que os filhotes consigam mamar logo e mamar bastante assim que nascem.

Colostro e Leites artificiais

Existem sucedâneos (leites artificiais) comercializados ou mesmo que podem ser feitos em casa seguindo uma receita simples, que são ótimos para filhotes órfãos ou cujas mães não produziram leite. Mas infelizmente eles não substituem o papel imunológico do colostro.

Uma informação bacana é que as gatinhas produzem altos níveis de anticorpos durante todo período de lactacional, possibilitando então que filhotes órfãos adquiram imunoglobulinas de amas de leite.

Divulgue isto

    Leia também:

    Próximo: