Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

29/09/2017

noticias

Por: Erika Cristina

A História dos Gatos

Sabemos que o gato ainda é menos domesticado que o cão, mas qual a sua origem? Quem começou a domesticar eles? Qual era sua função na natureza?

O gato doméstico que conhecemos hoje é resultado de uma série de cruzamentos entre espécies parecidas de felinos dos mais diversos cantos do mundo. Há especulações de que os gatos se aproximaram do homem por vontade própria para se alimentar dos roedores que sempre ficam próximos aos humanos.

O primeiro registro do gato como conhecemos trata-se de uma ossada encontrada na ilha de Chipre, no Mar Mediterrâneo, datando por volta de 9500 anos.

Assim como seus ancestrais, o gato é considerado carnívoro estrito e podem sobreviver se alimentando apenas de carnes, sem carboidratos.

Como reflexo desse pouco tempo domesticado, o comportamento dos felinos pode ser considerado semi-social.

Uma curiosidade real é que no Egito antigo os gatos eram adorados, até símbolos de deuses. A deusa Bastet inclusive é representada com a cabeça de gato e é considerado a deusa da fertilidade.

Gatos e as Sete Vidas

Outro fato curioso está ligado à superstição. No Brasil, gatos são conhecidos por terem 7 vidas, enquanto que em outros países ele tem 9 vidas.

Mas o que é fato é que os gatos tem ganhado cada vez mais amantes e hoje já possui crescimento populacional maior que o de cães no Brasil.

Gatos são mais independentes, não exigem grandes espaços e nem dão tanto trabalho para cuidar, dessa forma ele tem atendido as expectativas e estilo de vida dos brasileiros.

Erika Cristina
Médica veterinária
CRMV-SP 38512

logo-instagram-32x32 Siga-nos no Instagram
http://www.instagram.com/meddog24horas
Divulgue isto

    Leia também:

    Anterior:
    Próximo: