Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

18/09/2017

noticias

Por: Erika Cristina

Gato tricolor é sempre fêmea?

Certamente você já ouviu falar que todo gato tricolor é fêmea, mas essa afirmação é verdadeira? Sim, é verdadeira. Vejamos por quê:

Gatos possuem três cores primárias: preto, alaranjado e branco. As demais cores são todas derivações destas. E acontece que as cores preta e alaranjada estão ligadas ao cromossomo sexual “X”, enquanto que o branco não está ligado a nenhum cromossomo sexual.

Todo animal recebe um cromossomo sexual da mãe (o X) e um do pai (o X ou o Y), determinando então se o gatinho será macho (XY) ou fêmea (XX). Portanto, a unica forma de um animal nascer com coloração tricolor seria recebendo um X representante da cor preta e outro X representando a cor alaranjada.

Lembrando que a terceira cor, o branco, não tem relação com estes cromossomos sexuais. Desta forma, podemos então concluir que para ter as três cores é obrigatóriamente necessário ter os dois cromossomos X, ou seja, ser fêmea (XX).

Gato tricolor: Exceção

Uma rara exceção acontece com portadores da Síndrome de Klinefelter, onde um gatinho macho recebeu um cromossomo sexual a mais, apresentando então: XXY. Esta alteração é considerada uma anomalia cromossômica e causa esterilidade em seus portadores.

 

Erika Cristina
Médica veterinária
CRMV-SP 38512

logo-instagram-32x32 Siga-nos no Instagram
http://www.instagram.com/meddog24horas
Divulgue isto

    Leia também:

    Próximo: