Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

01/02/2018

noticias

Por: Erika Cristina

Filhotes Abandonados

O que fazer quando encontrar filhotes abandonados?

É muito comum pessoas abandonarem ninhadas inteiras de cães ou gatos nas ruas ou até na porta das casas, ou ainda quando acontece algo com a mãezinha e os bebês ficam à mercê de alguém para resgata-los e cuidar deles. As vezes os filhotes já estão maiorzinhos, a ponto de conseguirem ingerir alimentos sólido e se virarem sozinhos. Mas acontece também serem recém-nascidos ou muito novinhos. Nesses casos, alguns cuidados precisam ser tomados para que eles consigam sobreviver sem os cuidados da mãe.

Filhotes perdem temperatura muito facilmente, portanto devem manter-se sempre próximos aos irmãozinhos, aquecidos e secos.

No primeiro mês de vida, sua alimentação consiste basicamente de leite materno, portanto nessa fase precisam ser amamentados com leite artificial (quando não é possível encontrar uma “mãe adotiva” para eles). Existe em petshops leite solúvel muito parecido com o de cadela ou gata ou ainda algumas receitas caseiras de como fazer um leite para filhotes. Eles devem sempre ser amamentados com mamadeira ou seringa e na posição esternal, ou seja, como se tivesse em pé, nunca de barriga para cima, pois podem engasgar.

Filhotes abandonados: auxílio constante

Filhotes recém-nascidos não conseguem urinar e defecar por si só, precisam ser estimulados com uma gaze umedecida em soro fisiológico, assim como suas mães fariam os lambendo.

Estes são os primeiros cuidados básicos ao se resgatar filhotes. Lembrando que é extremamente importante uma visita ao veterinário para saber se estão todos saudáveis, se precisam tomar algum tipo de vermífugo ou vitamina e para indicar quando é a época certa para iniciar o programa de vacinação.

 

Erika Cristina
Médica veterinária
CRMV-SP 38512

logo-instagram-32x32 Siga-nos no Instagram
http://www.instagram.com/meddog24horas
Divulgue isto

    Leia também: