Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

24/06/2018

noticias

Por: Erika Cristina

Petiscos em Festa Junina

Festa Junina e Petiscos

Não é novidade que os cães são parte da família e estão inclusos em quase todas as atividades. Nos meses de junho e julho, no Brasil, comemoramos as festas juninas e “julinas” e neste período, fica a dúvida: o que meu cachorro pode comer na festa junina?

No geral, as regras são as mesmas para a alimentação e petiscos diários dos pets: nada de doce, nada de gordura e nada de industrializados. Portanto fica proibido aos animais saborearem os docinhos e bolos da festa. Pensando então em petiscos juninos naturais podemos oferecer pinhão, pipoca, milho verde e frutas como banana, maçã e melancia podem complementar a brincadeira.

Petiscos de Festa Junina

Quando falamos de petiscos estamos falando de alimentos que podem ser oferecidos esporadicamente e em quantidades reduzidas aos animais, portanto, nada de exageros e nada de trocar a alimentação pelos petiscos.

Ao preparar o pinhão, o milho verde e a pipoca a atenção deve ser redobrada para que sejam preparados sem gordura, sem sal (ou com pouquíssimo sal), sem temperos, sem açúcar e sem corantes (ao pensar na pipoca doce, por exemplo).

O pinhão, iguaria também presente em Festa Junina, deve ser oferecido cozido e descascado, preferencialmente picado (se o animal for de pequeno porte). O milho verde deverá ser oferecido sem o sabugo, pois a ingestão do mesmo pode resultar em obstrução intestinal passível inclusive de cirurgia. E a pipoca, também estourada sem gordura e sem sal, oferecida uma a uma para que não engasguem.

Tomados alguns cuidados, os cães estão liberados para as brincadeiras juninas.

 

Erika Cristina
Médica Veterinária
CRMV-SP 38.512

Divulgue isto

    Leia também: