Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

05/09/2018

noticias

Por: Erika Cristina

Febre Maculosa

Em algum momento todos já devem ter ouvido falar que o carrapato pode transmitir doenças aos cães. As mais comuns são a erliquiose e a babesiose, que são infecções bacterianas transmitidas pelo carrapato ao cão. Ambas as doenças não são zoonose, ou seja, não são transmitidas para outras espécies como o gato e o humano, por exemplo.

Porém, existe uma terceira doença transmitida pelo carrapato estrela que é menos conhecida, talvez até porque seja menos diagnosticada em cães no Brasil: a febre maculosa.

A diferença dessa terceira doença é que ela pode ser transmitida aos humanos diretamente pela picada do carrapato contaminado.

Em humanos, manifesta-se como febre, dores musculares, dores de cabeça, erupções com pele escura e crostas no local da picada. Pode ser uma doença grave, mas tem tratamento com antibióticos, portanto, ao apresentar estes sintomas procure um médico.

Em cães manifesta-se com febre, letargia, sangramento nasal, inapetência, hematomas ou petéquias pelo corpo, perda de peso, desidratação, dispnéia. São necessários exames laboratoriais para o diagnóstico correto, muitas vezes até tratado como outra doença febril aguda.

O sucesso do tratamento está ligado ao diagnóstico e tratamento rápidos. Sua prevenção é feita eliminando o vetor, que é o carrapato. Deve ser administrado acaricidas em todos os animais contactantes e no ambiente.

Divulgue isto

    Leia também: