Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

29/01/2018

noticias

Por: Erika Cristina

Febre Amarela e os Pets

Febre Amarela

Febre Amarela: cães e gatos podem contrair a doença?

Nas últimas semanas, toda cidade de São Paulo está em alerta com o surgimento de diversos casos de Febre Amarela, tanto em macacos como em humanos.

Sabemos que a doença é transmitida através da picada do mosquito contaminado, tanto no ciclo urbano (para humanos) como no Silvestre (para macacos).

Mas surge a dúvida: cães e gatos também podem contrair a Febre Amarela? A resposta é não. Os tutores de animais de estimação podem ficar tranquilos quanto a isso, a Febre Amarela não pega cães e gatos.

Ainda assim, é importante ficar atento com focos de atração do mosquito em casa, principalmente locais com água parada. Por isso, o indicado é trocar a água do potinho dos animais pelo menos duas vezes ao dia, mantendo em lugar (de preferência) fechado e sempre fresca.

Embora os pets não possam se contaminar com a dengue, Chikungunya, Zica ou febre amarela, o mesmo mosquito pode transmitir a dirofilariose, também conhecido como verme do coração, onde larvas são depositados na corrente sanguínea no momento da picada e se espalham e crescem até chegarem ao coração, podendo inclusive trazer diversas alterações cardíacas e até obstrução. Por isso é importante o uso de telas protetoras nas portas e janelas, uso de inseticidas no ambiente e até coleiras específicas com função repelente para os cães.

Erika Cristina
Médica veterinária
CRMV-SP 38512

logo-instagram-32x32 Siga-nos no Instagram
http://www.instagram.com/meddog24horas
Divulgue isto

    Leia também: