Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

06/04/2019

noticias

Por: Erika Cristina

É verdade que cachorro pega gripe?

Sim. Mas não a nossa gripe. Diferente de nós, a gripe dos cães é causada por uma bactéria, transmitida somente entre eles, pelo ar. Embora conhecida como Tosse dos Canis ou apenas Gripe, o nome técnico é TRAQUEOBRONQUITE INFECCIOSA CANINA. E alguns fatores como as temperaturas mais baixas das estações de outono/inverno e ambientes com um número maior de cães favorecem o aparecimento dos sintomas.

E quais são os sintomas?

O principal sintoma é a tosse seca, parecida com um engasgo, podendo ser seguida da expectoração de secreção espumosa. Falta de apetite e apatia podem estar associados também. Alguns cães podem apresentar secreção nasal e ocular.

Mas como o meu cachorro pode pegar essa doença?

A tosse dos canis é altamente contagiosa e normalmente se pega pelo contato direto com outro cão infectado ou ainda pelo ar do mesmo ambiente em que outro cão doente esteja.

É grave?

Podendo ser causada por vírus, bactéria ou associação dos dois, a intensidade da doença depende de quais os agentes que estão causando ela e de como está a imunidade do animal.

Tratamento

Em casos mais simples, pode até ser autolimitante, ou seja, o corpo pode curar-se sozinho. Mas é muito importante o diagnóstico correto e o tratamento adequado para abreviar o tempo de cura e aliviar os sintomas.

Prevenção

Existe vacinação contra isso, com reforço anual. Mas evitar lugares de grandes aglomerados de cães como creche, hotelzinho e parques também podem diminuir bastante as chances de adquirir a doença.

Portanto, qualquer tipo de tosse deve ser investigada pelo médico veterinário. E a vacinação é sempre indicada – pergunte-nos sobre ela.

Divulgue isto

    Leia também:

    Anterior: