Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

26/08/2018

noticias

Por: Erika Cristina

Doenças do Clima Seco

Na época de outono e inverno as chuvas diminuem muito o que deixa a umidade do ar muito baixa e consequentemente o tempo seco. Nos centros urbanos isso torna-se um problema ainda maior, devido a poluição do ar causada pelos carros, pelos incêndios, entre outros fatores.

Esse clima seco causa diversos prejuízos para a nossa saúde e para a dos nossos pets também. Pode acarretar alterações respiratórias, oftálmicas e dermatológicas.

Doenças do Clima Seco

Dentre as principais doenças com maior incidência nesta época, podemos citar:

  • Traqueobronquite infecciosa: conhecida como Gripe Canina ou Tosse dos Canis. É uma infecção respiratória que ocasiona bastante tosse (semelhante a um engasgo), pode levar o animal à letargia, perda de apetite e até vômitos. Normalmente se pega em contato com outro cão contaminado. Existe vacina para prevenção dessa patologia.
  • Pneumonia: um quadro não tratado de traqueobronquite infecciosa canina pode resultar em uma pneumonia, assim como o tempo seco, a friagem que os animais costumam tomar no frio por gostarem de ficar deitados em locais frios ou ao ar livre. É uma doença muito grave, que requer tratamento e que quando não tratada pode inclusive levar o animal a óbito.
  • Osteoartrite canina: doenças ósseas e articulares costumam se agravar e doer mais em períodos frios. A osteoartrite pode ocasionar dificuldade de locomoção e dor no animal, sendo necessário avaliação médica e tratamento.
  • Conjuntivite: devido ao clima seco aumentam os casos de conjuntivite, pois o olho também fica mais seco, causando incômodo nos pets. Esse incômodo pode levá-lo a coçar os olhos o que pode agravar o quadro, levando à uma úlcera de córnea, por exemplo.

Todas essas doenças podem ser evitadas nesse tempo seco procurando deixar o animal ao abrigo do frio, de preferência dentro de casa, evitando parques ou situações com aglomeração de cães e levando ao veterinário ao mínimo sinal de alteração.

Divulgue isto

    Leia também: