Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

27/10/2017

noticias

Por: Erika Cristina

Cuidados com animal cego

Independente da causa, muitos animais podem nascer cegos ou perderem a visão ao longo da vida. E quando isso acontece, alguns cuidados especiais são necessários.

Os primeiros cuidados necessários são com o ambiente que o animal vive. Ele precisa ser seguro para evitar acidentes.

Ao se tratar de cães, os cuidados normalmente ficam por conta de evitar móveis com quinas ou objetos mais pontiagudos que podem machucar o animal quando ele bater a cabeça ou o corpinho. É preciso evitar escadas ou muito degraus, utilizando portãozinho quando necessário. É preciso ainda extremo cuidado com as saídas da casa, pois um animal cego na rua pode se perder, se machucar ou até ser atropelado.

Com gatos o cuidado precisa ser redobrado, uma vez que eles costumar pular e escalar a mobília e objetivos. Evitar ter objetos de decoração que possam cair e quebrar, como vasos de vidro ou porcelana. É muito importante ter telas de proteção em todas as janelas, pois além de não ter noção de altura, assim como um cão, um gatinho também pode se machucar muito na rua.

Animal cego se adapta facilmente

Os animais de adaptam facilmente as mais diversas condições, inclusive a falta de visão. Eles costumam decorar bem cada cantinho da casa onde vivem, desta forma, evite grandes mudanças de lugar dos móveis e também de onde ficam os potes de água, comida e banheirinho do animal. Eles podem sofrer com tais mudanças.

E claro, mantenha uma rotina de acompanhamento veterinário, independente da causa, alguns animais podem apresentar secreções oculares, olho seco ou qualquer outra alteração nos olhos que exija limpeza e aplicação de medicação ou colírio.

Erika Cristina
Médica veterinária
CRMV-SP 38512

logo-instagram-32x32 Siga-nos no Instagram
http://www.instagram.com/meddog24horas
Divulgue isto

    Leia também: