Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

20/10/2018

noticias

Por: Erika Cristina

Cinomose tem Cura?

Todo dono de cão já deve ter ouvido falar e temido a Cinomose, doença viral que acomete cães normalmente filhotes ou jovens, que muitas vezes acabam sofrendo eutanásia. Mas a Cinomose não tem cura?

Vamos lá. Embora a doença seja fatal em quase 80% dos casos, um diagnóstico não é um caso perdido. Principalmente quando descoberto cedo.

Animais não vacinados e com acesso a outros cães são mais suscetíveis a doença. Lembrando que os cães podem ser protegidos da Cinomose tomando a vacina polivalente (v8 ou v10).

Cinomose: Sintomas

Dentre os diversos sintomas podem apresentar vômito, diarreia, tosse, secreção nasal e ocular, pneumonia, tremores musculares, incoordenação, podendo evoluir para convulsões.

Lembrando que uma vez que a doença chega a fase neurológica, é bem provável que restarão sequelas caso o animal sobreviva. E muitos animais de fato sobrevivem e permanecem com alguns tremores ou “tiques” nervosos.

Qualquer animal apresentando um desses sintomas deve ser avaliado por um médico veterinário e, caso confirmado o diagnóstico, tratado imediatamente.

Vale lembrar que uma vez que o animal teve a doença, não poderá adquiri-la novamente, mas as vacinas ainda são necessárias, uma vez que elas protegem contra mais 7 ou 9 doenças além da Cinomose.

Portanto, diante de um diagnóstico confirmado, lute juntamente com seu cãozinho e seu veterinário. Eutanásia somente quando não há resposta aos tratamentos e apenas sofrimento.

Divulgue isto

    Leia também: