Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

14/05/2018

noticias

Por: Erika Cristina

Caixa de Areia para Gatinhos

Um gatinho novo em casa nem sempre já sabe usar a caixa de areia como seu banheirinho. Por isso algumas dicas podem ser importantes para este momento.

1.) Ter sempre uma caixa de areia a mais que o número de gatos na casa. Ou seja, se tiver um gato, é necessário que tenham duas caixas disponíveis; se tiver dois gatos, três caixas; três gatos, quatro caixas e assim por diante. Isso é importante porque nem sempre os gatinhos gostam de compartilhar a caixinha de areia de os outros. E também porque se por acaso alguma coisa o impedir de usar uma caixinha, ele terá pelo menos mais uma à disposição.

2.) Se atentar a localização da caixa de areia. É importante não deixar a caixinha de areia próximo ao local que o animal come ou dorme, assim como não é agradavel para a gente, não é para eles. Evitar deixar próximo a portas e janelas que podem bater e assustar o gatinho quando estiver usando o banheiro, fazendo com que ele evite de usar aquela caixinha. Não existe problema colocar a caixinha de areia num lugar alto, desde que o gato tenha a onde pular para alcançar a caixa. É importante lembrar que eles só vão urinar e defecar aonde se sentirem seguros.

3.) Formato da caixa. Existem hoje no mercado muitas opções de caixa de areia disponíveis para todos os gostos. Existem as abertas, as abertas com bordas de proteção para evitar que o gato jogue areia para fora, as caixas fechadas conferindo mais privacidade ao animal. O ideal é testar algumas para saber com qual o gatinho se adapta melhor.

4.) Tipo de areia. Assim como existem diversos tipos de caixa, também existem alguns tipos diferentes de areia. Feitas a partir de diferentes materiais. Algumas prometem eliminar odores, solidificar urina, não levantar pó, entre outros benefícios. É preciso avaliar os benefícios oferecidos por cada tipo é testar mais de um para verificar com qual o animal se adapta melhor.

5.) Mantenha a areia sempre limpa. Gatos são criaturas muito criteriosas com relação a limpeza. Se o gatinho precisar usar a caixa e a areia já estiver suja, muito provavelmente ele vai procurar outra caixa ou até fazer em algum lugar que não deveria. Portanto mantenha a areia sempre limpa, troque sempre que necessário.

6.) Ensinando a usar a caixa pela primeira vez. Quando o animal é filhote ou nunca usou a caixa de areia, uma forma de ensinar o animal a utilizar a caixinha é estimulando-o cavando a areia com suas patinhas. Por natureza, eles tendem a cavar para esconder seus dejetos, e dessa forma eles já começam a associar que ali é o local correto. É preciso ter paciencia e continuar estimulando até que se torne um hábito.

Essas são as dicas mais importantes sobre caixinha de areia. Lembrando que é importante que o animal se sinta a vontade para utilizar o banheiro, se não, poderá segurar e causar problemas fisiológicos que precisarão ser tratados.

 

Erika Cristina
Médica veterinária
CRMV-SP 38512

logo-instagram-32x32 Siga-nos no Instagram
http://www.instagram.com/meddog24horas
Divulgue isto

    Leia também:

    Anterior:
    Próximo: