Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

25/04/2019

noticias

Por: Erika Cristina

Cachorro pode comer osso?

Sempre que vemos um cão num filme, propaganda ou desenho animado o vemos acompanhado de um osso. De fato os cães amam roer e comer ossos de qualquer tipo, chega a ser até instintivo. Mas eles podem comer ossos?
A recomendação é de não dar nenhum tipo de osso, de qualquer animal ou mesmo os de courinho. Não por sua composição, mas pelos estragos físicos que um osso pode causar no sistema digestório de um cãozinho.
Ao ser engolido inteiro ou em pedaços grandes, pode causar obstruções, ocasionando vômitos, dor, diarréia e as vezes até constipação. E ao ser mastigado, pode ser quebrado de forma a deixar pontas que podem perfurá-lo por dentro, causando sangramentos e lesões sérias em estômago e intestino.
Então, apesar deles amarem e pedirem, a indicação veterinária é de não dar. Existem tantos outros petiscos no mercado capazes de substituir o osso que não vale a pena correr o risco de ver nosso amigo doente e machucado, as vezes precisando até permanecer internado ou fazer cirurgia.
E se por acaso acontecer, leve-o ao médico veterinário e informe que ele pode ter comido um osso e alguns exames serão necessários para determinação do tratamento ideal.
Divulgue isto

    Leia também: