Central de Atendimento

(11) 4323-3935

ABERTO

24 HORAS

02/10/2017

noticias

Por: Erika Cristina

Banho em Gatos

É lendária a afirmação que gatos não gostam de água, apesar de nem sempre ser verdadeira. Mas clinicamente é recomendado o banho?

Precisamos lembrar que cada situação é diferente e portanto não podemos generalizar os conselhos. Mas é importante saber que os felinos possuem um formato anatômico da língua e corpo extremamente flexível próprios para a auto higiene. É da natureza felina se limpar, remover pêlos mortos e estar sempre limpinho.

Lógico, nem sempre o cheiro dos felinos é o cheiro que é agradável para nós, mas precisamos saber respeitar o aroma natural de cada espécie, uma vez que perfumes e shampoos muito perfumados podem causar alergia neles.

O momento do banho

Para a maioria dos felinos, banho é um momento de grande estresse, pois será tirado de casa, manipulado por pessoas estranhas, molhado, sem contar barulho de secador e o desembaraçar dos pelos (em casos de pêlos longos, como persa, por exemplo).

Portanto, muitas vezes o benefício do banho é pequeno quando comparado ao estresse que o animal é submetido.

Lógico, quando gatinhos estão doentes e param de se limpar, ou quando possuem pelagem muito longa e embaraçada, aí é inevitável que esporadicamente seja necessário um banho.

 

Erika Cristina
Médica veterinária
CRMV-SP 38512

logo-instagram-32x32 Siga-nos no Instagram
http://www.instagram.com/meddog24horas
Divulgue isto

    Leia também: